Qualificações de dissertações e teses do Programa Inspire/UDESC

Pesquisadoras do Observa Floripa vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Esag Udesc defenderam suas qualificações de mestrados e doutorado em setembro

Entre os dias 22 e 29 de setembro de 2025, pesquisadoras do Observa Floripa, vinculado à Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG), defenderam as qualificações de mestrado e doutorado, que tratam de diferentes arenas públicas e seus ecossistemas de inovação social da cidade de Florianópolis e Itajai.

? (22/09) – Isabela da Cunha Vieira Barbosa apresentou sua qualificação de mestrado, com o trabalho “As cozinhas coletivas e o comum: um olhar para a sua trajetória e política cotidiana”, que investiga o papel das cozinhas coletivas no enfrentamento da insegurança alimentar e na promoção de inovação social em Florianópolis.

Banca: Profª Maria Carolina Andion (orientadora, UDESC), Prof. Douglas Ladik Antunes (PPGPLAN) e Profª Drª Zilma Borges de Souza (FGV).

? (23/09) – Maria Júlia Guedes realizou sua qualificação de doutorado, com a tese “Garantia de direitos da criança e do adolescente em Santa Catarina: uma análise dos ecossistemas de inovação social e sua relação com as políticas públicas”, que analisa os ecossistemas de inovação social voltados à garantia de direitos da infância e adolescência.

Banca: Profª Carolina Andion (orientadora, UDESC), Profª Paula Schommer (UDESC), Prof. Anderson Luís do Espírito Santo (UFMS), Profª Doriana Daroit (UnB) e Prof. Rafael Chaves Avila (Universitat de València, Espanha).

? (29/09) – Maria Luíza Lauxen Della Valle defendeu sua qualificação de mestrado, intitulada “Habitar, sofrer e co-construir a cidade a partir das periferias: ação pública e inovação social coproduzidas em territórios demarcados como ZEIS em Florianópolis”, que busca compreender como a ação pública responde às demandas urbanas e processos de territorialização, co-criação e inovação social em territórios demarcados como ZEIS em Florianópolis.

Banca: Profª Maria Carolina Andion (UDESC), Profª Renata Rogowski Pozzo (PPGPLAN) e Profª Flávia – Fundação João Pinheiro.

Essas qualificações representam importantes avanços científicos e reafirmam o compromisso do Programa Inspire com a pesquisa aplicada, o fortalecimento das políticas públicas e o desenvolvimento social de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *